Edison Bertoncelo

Foto do docente Edison Bertoncelo, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Linha(s) de pesquisa: dinâmicas de classe, raça, gênero e geração

Área(s) de pesquisa: Estratificação Social; Sociologia da Cultura; Sociologia Política

Tema(s): classes sociais; estilos de vida; desigualdades; gostos e práticas culturais; ação coletiva; comportamento político

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: edison.bertoncelo@usp.br

Telefone: +55 11 30910241

Sala: 2129

Minicurrículo:

Possui graduação em Ciências Sociais (2002), mestrado em Sociologia (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2010). Fez estágio doutoral na Universidade de Essex (2007-2008) e pós-doutorado no CEDEC (2012-2013). Desde 2013, é professor de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

É autor do livro A Campanha das Diretas e a Democratização (2007).

Suas áreas de interesse incluem: Estratificação Social, Sociologia da Cultura e Sociologia Política, com foco nos temas: classes sociais, estilos de vida, desigualdades, gostos e práticas culturais, ação coletiva e comportamento político. É coordenador do Consórcio de Informações Sociais (www.cis.org.br).