Publicações

Tempo Social

A revista Tempo Social é uma revista aberta à colaboração de pesquisadores de renome, de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. Sua linha editorial busca dar espaço para a discussão dos temas atuais da sociedade brasileira, em perspectiva comparativa com outros países por meio de um debate que promova constante diálogo com áreas de conhecimento afins como a antropologia, a ciência política, a filosofia e a história, não se caracterizando, portanto, como uma revista departamental. Sua meta primordial é produzir um debate de idéias a respeito da realidade brasileira e sua inserção como um país da América do Sul em um mundo cada vez mais globalizado e internacionalizado tendo em vista a busca de caminhos e propostas para a transformação de nossa realidade social e cultural. 

Saiba mais em: Tempo Social

Plural

A Plural é uma publicação acadêmica eletrônica semestral, coordenada e editada por investigadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS/USP). Recebe, em caráter de fluxo contínuo, artigos/ensaios, resenhas, entrevistas e traduções de diversas linhas de pesquisa da sociologia, o que assegura seu caráter interdisciplinar e sempre em sintonia com as novas searas da produção científica nacional e internacional.

Desde sua primeira edição, lançada no primeiro semestre de 1994, a Plural vem se estabelecendo como importante veículo de divulgação de trabalhos científicos e resultados de pesquisas sociológicas no Brasil, figurando-se ainda como espaço heterogêneo do debate acadêmico dentro do campo maior das ciências sociais. Com isso, a Plural busca proporcionar ao leitor a possibilidade de se defrontar com a diversidade de temas, propostas teóricas, metodologias de pesquisas e estilos do fazer intelectual, o que reflete, de um lado, o compromisso da revista com a pluralidade, e, de outro, o desejo de que o debate sociológico entre perspectivas seja incentivo para o avanço de nosso entendimento acerca do “social”.

Saiba mais em: Plural

Coleção Sociologia Aberta

Trata-se de iniciativa da coordenação do PPGS/USP visando divulgar de modo mais amplo a produção acadêmica dos/as discentes, bem como dos grupos e núcleos de pesquisa. É uma coleção de open access composta pela publicação de teses premiadas e de coletâneas resultantes das investigações de docentes em conjunto com discentes abrigados nos grupos e núcleos de pesquisa.

Inauguramos a Coleção Sociologia Aberta em 2022, com o lançamento de 3 livros resultantes de teses premiadas. Todos eles podem ser acessados pelos links abaixo.

Organizadora: Ana Paula Hey

Cadernos CERU

A publicação Cadernos CERU surgiu em março de 1968 por iniciativa da Prof.ª Dr.ª Maria Isaura Pereira de Queiroz. Nestes 41 nos de publicação contínua, periodicidade da revista passou de anual para bi-anual em 2008, sendo que os sócios do CERU continuam a recebê-la gratuitamente. Tendo por objetivos Divulgar investigações científicas de pesquisadores nacionais e internacionais na área de Ciências Humanas, as principais áreas de interesse são: Sociologia, Antropologia, Educação e História. A revista é editada pelo próprio Centro de Estudos Rurais e Urbanos.

Saiba mais: https://www.revistas.usp.br/ceru