Laboratório de Pesquisa Social (LAPS)

LABORATÓRIO DE PESQUISA SOCIAL (LAPS)

SELEÇÃO

DE

01 ESTAGIÁRIO(A)

por seis meses (início imediato)

[R$ 941,00 + vale-transporte mensais]

Objetivo:

(i) gestão do uso da sala do LAPS por docentes e discentes;

(ii) organização executiva das atividades acadêmicas do LAPS ao longo dos próximos seis meses;

(iii) organização e atualização de conteúdo da página do LAPS no site do Departamento de Sociologia

(iv) alimentação das redes sociais específicas do LAPS, para publicização das atividades ali realizadas. 

Pré-Requisitos:

1) Conhecimentos substantivos em (web)design gráfico para trabalho em Drupal;

2) Disponibilidade para trabalhar presencialmente na Secretaria do Departamento de Sociologia durante 20 (vinte) horas semanais (máximo de 6 horas diárias);

3) Enviar para o e-mail do LAPS (laps@usp.br), até sexta-feira 22 de novembro de 2024, aos cuidados da Profa. Dra. Fraya Frehse, coordenadora do LAPS, os seguintes documentos:

a) Curriculum vitae (em pdf);

b) Carta justificando a candidatura (em pdf);

c) Histórico escolar;

d) E-mail para contato.

è A COORDENADORA DO LAPS CONVIDARÁ AS/OS CANDIDATAS/OS PRÉ-SELECIONADAS/OS PARA UMA ENTREVISTA EM DATA OPORTUNA.

AGENDA

Minicurso - Ferramentas teórico-metodológicas para o estudo sociológico de um filme

INSCREVA-SE AQUI!

minicurso_filme

 


Palestra - O tempo na pesquisa sociológica – 55 anos entre a hipótese e a dialética da verificação: um caso - Prof. Dr. José de Souza Martins

palestra_Martins


Minicurso - Introdução à Análise de Correspondência Múltipla para as ciências sociais

Ementa

INSCREVA-SE

minicurso_correspondencia

 


Lançamento de Livro e Debate - Sobre a Passagem de Marx ao Comunismo

lancamento_livro

 


Minicurso - Gênero, raça e classe como chave de estudos sobre masculinidades negras, imagens de controle e estereótipos de malandragem

Acesse a ementa

INSCREVA-SE

minicurso_alessandra3

 

 

 

 


Minicurso - Niklas Luhmann e os meios de comunicação

Acesse a ementa

INSCREVA-SE

luhmann

 


Oficina - Sociologia pragmática e sociologia em escala individual: reflexões metodológicas

INSCREVA-SE

oficina_diogo

 

 


Minicurso - Introdução à crítica cultural de Theodor W. Adorno

INSCREVA-SE

Programação

Cartaz_adorno       


 

LAPS - Debates - Sociologia da Cultura, Sociologia Histórica

16 de setembro e 07 de outubro de 2022
17h30 - 19h30

Sala 118 - Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - USP

Transmissões ao vivo!
Mesa 1 - 16/09
Mesa 2 - 07/10
 

socio_cult

 


Inscreva-se aqui para o Minicurso - A Contracultura Espanhola: Tardofranquismo, La Movida, Abertura
minicurso_contracultura

 

 


Inscreva-se aqui para o Minicurso - Inferência causal com dados observacionais: matching e diferenças-em-diferenças

minicurso_inferencia_causal

 


Inscreva-se aqui para o Minicurso - Introdução à sociologia de Georg Simmel.

Acesse aqui a ementa do minicurso.

minicurso_simmel

 

 


Inscreva-se aqui para o Minicurso - Introdução à ciência de dados com R.

Acesse aqui a programação e o material de apoio do minicurso.

minicurso_28.04.22

 

 


cientistas_sociais

 


 
Inscrições abertas para a Terceira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Métodos Móveis (SPMob2021)
Público-alvo: estudantes e pesquisadores/as prioritariamente das áreas de ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.
Atividades: aulas temáticas e ateliês de pesquisa.
Para cada atividade, há procedimentos e exigências específicas. Veja em nosso site https://spmob2021.wixsite.com/website
Todas as atividades da SPMob2021 acontecerão em formato virtual.

 


 

Caras/os colegas,

É com grande satisfação que nós, representantes discentes do Departamento de Sociologia da USP, gostaríamos de convidá-las/os a submeter o resumo de sua pesquisa de Métodos e Técnicas de Pesquisa (MTP) II para o Webinar “Métodos em ação: Pesquisas de MTP (2019-2020) em debate”, proposto pela Representação Discente do Departamento de Sociologia da USP e co-organizado pelo Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) desse mesmo Departamento, na pessoa da Profa. Dra. Fraya Frehse.

A proposta é de que os resumos sejam avaliados por um Comitê Científico composto pelas/os monitoras/es das equipes de MTP de 2019 e 2020, sob a coordenação da Profa. Fraya. Entre os resumos submetidos a esse processo avaliativo serão escolhidas nove propostas, que serão apresentadas oralmente pelas/os respectivas/os autoras/es e debatidas por professoras/es de MTP especialmente convidadas/os, no âmbito das três lives de que se comporá o Webinar. As lives ocorrerão nas quintas-feiras 12, 19 e 26 de agosto, no primeiro dia entre as 18 e as 19h30 e nos dois dias subsequentes entre as 18 e as 19 horas (horário de Brasília), ficando disponíveis posteriormente no canal da FFLCH no YouTube.

A primeira live contará com uma breve abertura, que dará um início ritual aos trabalhos. As/os estudantes que apresentarem trabalhos disporão de um tempo máximo de 10 minutos para realizarem suas exposições, ao que se sucederá o debate, num primeiro momento, suscitado pelo/a debatedor/a e, num segundo momento, ampliado para toda a audiência.

Acreditamos que as pesquisas desenvolvidas no âmbito das disciplinas de MTP de 2019 e 2020 resultaram em relatórios extremamente interessantes e valiosos para a nossa comunidade acadêmica. Afinal, foram desenvolvidos por várias/os alunas/os durante um ano inteiro, no âmbito de um novo formato curricular de MTP que passou a ser implantado na USP justamente a partir de 2019. O objetivo pedagógico da nova dinâmica curricular é construir com as/os estudantes, durante todo um ano letivo, as bases teóricas e empíricas para percorrer as etapas metodológicas envolvidas na realização de pesquisas em Ciências Sociais. Entendemos que debater criticamente o resultado desses trabalhos de pesquisa com toda a comunidade do curso e da Faculdade (em especial com as/os estudantes que se encontram, atualmente, no processo de realizar os seus próprios trabalhos) será uma forma de difundir os resultados das pesquisas realizadas nesse âmbito, que geralmente não encontram espaços de divulgação, e para auxiliar e inspirar as/os atuais estudantes dos cursos de MTP em seus projetos.

Solicitamos aos grupos de estudantes interessadas/os em expor suas pesquisas que submetam, até no máximo 20 de julho de 2021 (23h59), um resumo de no máximo 300 palavras em um arquivo em Word contendo o título de sua proposta, os nomes das/os participantes. Segue um modelo: <bit.ly/3A826UJ>. As inscrições podem ser realizadas através do seguinte formulário:  <https://forms.gle/hQBtGhjEk1YGN7Zq9>. Pedimos que o nome de todas/os as/os autoras/es da pesquisa conste no resumo; entretanto, somente os que apresentarem seu trabalho no Webinar receberão certificado. A apresentação pode ser dividida entre um ou mais membros do grupo (incluindo todos) e nesse caso, todos receberão certificado. Cada grupo pode inscrever seu trabalho apenas uma vez.

Os resultados do processo seletivo serão informados no domingo, 25 de julho de 2021 (até no máximo 23h59), em conjunto com as datas de apresentação de cada grupo.

Um abraço,

Beatriz Casselli e Tales Mançano
(Representantes Discentes do Departamento de Sociologia - Mandato 2020-2021)

 

Webinar Métodos em Ação