Pesquisa

PET

Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais da USP (PET/Ciências Sociais da USP)

Financiado pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o PET/Ciências Sociais da USP foi criado em 1995. Ele reúne, sob a tutoria de um/a professor/a universitário/a, doze discentes bolsistas e um eventual conjunto de voluntários/as de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, a fim de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Seu perfil se distingue dos programas de Iniciação Científica, que se concentram nas pesquisas individuais, estimulando, por princípio, o trabalho coletivo. Busca-se também a integração entre os grupos, o que envolve a participação do PET/Ciências Sociais da USP em encontros dos grupos PET em diferentes estados do país, ao longo do ano.

Na USP, o PET conta com uma administração central, o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), além de ocorrer regularmente a chamada Reunião de Tutores, que visa integrar os 22 grupos PET da USP e, atualmente, intensificar a articulação das atividades do PET às políticas de acesso e permanência implementadas pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.

A característica mais atual do PET/Ciências Sociais da USP é sua ênfase no ensino de todos os procedimentos envolvidos na atividade de pesquisa. De 2003 a 2008 realizou, sob a tutoria dos/as professores/as do Departamento de Sociologia Sylvia Gemignani Garcia e Alvaro Comin, as pesquisas coletivas intituladas “Juventude universitária e participação política: O caso da greve estudantil da FFLCH em 2002” e “Entre a Universidade e o mercado de trabalho: Formação, emprego e carreira entre profissionais de P&D em empresas de São Paulo.” De 2009 a 2012, o PET esteve sob a tutoria de outros/as dois docentes do Departamento, Márcia Lima e Gustavo Venturi, e, entre 2012 e 2018, sob a tutoria desse último. Em ambos os períodos o Programa desenvolveu a pesquisa intitulada “Perfil dos ingressantes em Ciências Sociais da USP (2006-2019)”. Em particular entre 2016 e 2018, ofereceu, ademais, apoio às “Oficinas de Survey Eleitoral LAPS/PET-CS”, realizadas no âmbito também do Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia, e abertas a outros/as discentes de graduação e de pós-graduação da FFLCH.

Atualmente sob a tutoria dos professores Sylvia Gemignani Garcia, Gustavo Venturi e Bruna Gisi de Almeida, o PET/Ciências Sociais dá continuidade à pesquisa intitulada “Perfil dos ingressantes em Ciências Sociais da USP”.
Seus resultados têm sido divulgados, principalmente, nos encontros locais, regionais e nacionais do PET, em comunicações de pesquisa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (
Siicusp) e no chamado PET Debate, atividade promovida anualmente pelo PET/Ciências Sociais da USP no âmbito do curso de Ciências Sociais da USP. 

Em conjunto com outros grupos PET da área de Ciências Humanas da USP, o PET/Ciências Sociais da USP participa, ainda, da editoria de Humanidades em Diálogo, publicação digital voltada à divulgação de artigos de discentes de graduação e à difusão de debates relevantes da área, por meio de entrevistas com pesquisadores/as reconhecidos/as por suas contribuições.