Graduação

Graduação em Ciências Sociais

Licenciatura

A licenciatura em Ciências Sociais serve essencialmente à formação do(a) estudante para a docência de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) na educação básica (ensino médio). Com a formação em licenciatura, espera-se que o(a) futuro(a) docente possa:

  1. Compreender o funcionamento da escola no Brasil (valores, representações, história, práticas institucionais), de modo que o(a) futuro(a) docente possa assumir uma postura responsável e crítica dentro da sala de aula e na relação com seus alunos;
  2. Orientar suas escolhas e decisões profissionais por princípios éticos, pela luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, pela aceitação da diversidade, partindo do princípio de que todo(a) aluno(a) é capaz de aprender;
  3. Compreender os processos de ensino e aprendizagem, reconstruindo os saberes disciplinares e as atividades de ensino, considerando os objetivos da educação e da escola e compreendendo o cotidiano e experiências dos alunos;
  4. Criar, implementar e aperfeiçoar projetos de ensino e aprendizagem;
  5. Investigar o fenômeno educativo em sua complexidade, tomando a própria prática profissional, assim como as práticas escolares, como objeto de reflexão.

Para obter a licenciatura em Ciências Sociais, o(a) aluno(a) deve cursar 9 disciplinas, realizar 400 horas de estágio e 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento. Quanto às disciplinas, seis delas são cursadas na Faculdade de Educação. São elas:

a) Introdução aos Estudos da Educação, com a possibilidade de escolha entre três enfoques distintos: sociológico, histórico, filosófico;

b) Psicologia da Educação, com possibilidade de escolha entre diferentes enfoques;

c) Metodologias de Ensino em Ciências Sociais I e II;

d) Didática;

e) Política e Organização da Educação Básica no Brasil.

O curso de Ciências Sociais oferece outras duas disciplinas:

a) Sociologia da Educação (que tem Sociologia IV como pré-requisito);

b) Estágio Supervisionado em Ciências Sociais (recomenda-se que esta disciplina seja feita no final do curso).

Por fim, há também uma disciplina oferecida pelo Departamento de Linguística, que é Língua Brasileira de Sinais (oferecida na modalidade EAD).

Em relação às horas de estágio, 300 horas são cumpridas em disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação. Outras 100 horas são cumpridas na disciplina Estágio Supervisionado. O estágio desta disciplina é realizado integralmente no Laboratório de Ensino em Sociologia (LES). Uma das principais contribuições do LES para o ensino de Ciências Sociais é a disponibilização de conteúdos (textos e repertórios didáticos) para os(as) professores(as) da educação básica. Esses conteúdos podem ser acessados no sítio USP ENSINA SOCIOLOGIA (disponível em www.ensinosociologia.fflch.usp.br).

Finalmente, a obtenção do diploma de Licenciatura exige que o(a) aluno(a) comprove a realização de 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA), que são atividades voltadas à formação geral, realizadas fora da grade regular do curso.

 

Atividades Teórico-práticas de Aprofundamento (ATPA)

        ► Para a obtenção do diploma de Licenciatura, o aluno do curso de Ciências Sociais deve comprovar a realização de 200h de “Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento”, atividades de cunho geral, extracurriculares, sendo elas: participação e organização de colóquios e congressos, semanas de estudo, seminários, mesas-redondas, simpósios, encontros, jornadas, palestras, conferências e afins; participação em grupos de estudo e pesquisa; atividades de iniciação científica; participação em oficinas, minicursos e cursos; monitorias não supervisionadas por docente; tutorias; publicações; cursos de línguas (dentro e fora da USP); atividades de extensão, como cursos de difusão cultural, de atualização, entre outros; participação na editoração ou na publicação de artigos na Revista Primeiros Estudos (de responsabilidade do Departamento de Sociologia), etc.

          ► Para que sejam contabilizadas as 200h de ATPA exigidas pelo Conselho Nacional de Educação, o aluno deve encaminhar à Secretaria do Departamento de Sociologia, por meio de formulário específico disponibilizado na  página http://www.sociologia.fflch.usp.br/licenciatura, comprovantes de cada atividade desenvolvida, cada um deles acompanhado de relatório sumário em que esteja descrito seu conteúdo e sua importância para o processo de formação para a docência. (O formulário específico só aceita respostas enviadas por e-mail USP.)

          ► Algumas atividades já estão previamente discriminadas quanto aos critérios de aceitabilidade e contabilidade, porém, todas elas serão avaliadas, aprovadas ou rejeitadas, quantificadas e qualificadas por uma comissão ad hoc soberana do prédio de Ciências Sociais e Filosofia. Tal comissão já está instituída e conta com representação discente – trata-se da Comissão Coordenadora de Curso (COC). Seguem alguns exemplos de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento e suas pontuações:

a) Participação em eventos, tais como palestras, conferências ou mesas redondas: serão contabilizadas as horas do evento.

b) Eventos com duração superior a 1 dia, tais como: colóquios, congressos, semanas de estudo: serão contabilizadas até 10h por evento. Nesse caso, se o aluno participar da organização do evento, serão acrescentadas 15h.

Observação: nos itens a) e b), se o aluno tiver participação ativa (como palestrante, por exemplo), serão acrescidas 25h.

c) Participação em grupos de estudos (tem de haver um professor coordenador): até 25h por semestre (esse tipo de atividade pode contribuir com 50h, no máximo, do total de 200h).

d) Participação em grupos de pesquisa (em que haja um coordenador): até 50h por semestre (esse tipo de atividade pode
contribuir com 100h, no máximo, do total de 200h).

e) Participação em iniciação científica: até 50h por semestre (esse tipo
atividade pode contribuir com 100h, no máximo, de 200h).

Observação: em relação aos itens c), d) e e) a comprovação pode ser feita através de carta assinada pelo professor ou departamento coordenador da atividade (a carta deve ser anexada ao formulário para submissão de AATP mencionado no primeiro parágrafo). Se um aluno participar de mais de uma dessas atividades e não houver coincidência entre elas, será possível computar mais de uma (por exemplo, participação em um grupo de estudos e realização de iniciação científica). (O formulário específico só aceita respostas enviadas pelo e-mail USP.)

f) Oficinas e/ou monitorias: até o limite de 20h.

g) Publicações em revistas acadêmicas reconhecidas pela COC: até o limite de 40h por publicação.

h) Realização de cursos de línguas: até 30h por semestre (esta atividade pode contribuir com 60h, no máximo, do total de 200h).

i) Tradução de artigos científicos publicados (30h por artigo).

j) Realização de cursos de difusão cultural (até 25h por semestre, completando um máximo de 50h no total).

K) Cursos de formação geral ou especialização (até 50h por semestre, completando até 100h no total).

l) Os demais casos serão julgados, sem apelação, pela COC, que decidirá em cada caso pela aceitação (ou não) e quantificação da atividade.

m) Participação em gestão de centros acadêmicos e diretórios centrais (até 25h por semestre, completando um máximo de 50h no total).

Não contabilizam horas de ATPA:

- Cinema;
- Visitas a museus;
- Teatro;
- Shows;
- Estágios remunerados (obrigatórios ou não).

 

O aluno poderá visualizar as horas cadastradas acessando o resumo escolar no Sistema Júpiter.
 

Atenção: os alunos podem entregar as atividades aos poucos ou de uma vez no decorrer do curso, não sendo recomendado o acúmulo para os períodos finais, pois em decorrência do número de horas, não há possibilidade de sua realização em tempo hábil. Os comprovantes devem sempre vir acompanhados do formulário específico. (O formulário específico só aceita respostas enviadas pelo e-mail USP.)

Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail: socioinfo@usp.br; ou pelo telefone: 3091-0247.