Marília Moschkovich

Marília Moschkovich

Linha(s) e Área(s) de pesquisa: Sociologia dos problemas sociais contemporâneos; Estudos de gênero e sexualidade; Estudos críticos da família.

Tema(s): Relações entre família e Estado; Parentesco, conjugalidades, reprodução; Gênero e Sexualidade; Bissexualidade; Teoria feminista e Teoria social; Desigualdades de gênero.

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: mariliamoscou@usp.br

 

Minicurrículo

Profª Drª do departamento de Sociologia da FFLCH/USP, concursada na área de Sociologia dos problemas sociais contemporâneos, atua na graduação e na pós-graduação. É coordenadora líder do grupo de pesquisa "Ímpar: Laboratório de Estudos Críticos da Família", certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi fellow na Summer School of Social Sciences do Institute for Advanced Studies de Princeton/New Jersey (EUA) no cohort 2024-2025. Suas principais áreas de pesquisa atualmente são: estudos críticos da família, estudos de gênero e sexualidade e estudos feministas, com enfoque nos temas de relações entre Estado e família,
sexualidade/bissexualidade, filosofia psicanalítica, parentesco e pós-parentesco, parentalidades, estudos queer e LGBT, não-monogamia/poliamor, sociologia do conhecimento, sociologia da educação superior, desigualdades de gênero na carreira acadêmica. Foi pesquisadora de pós-doutorado com bolsa FAPESP no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) em 2022, tendo concluído anteriormente um pós-doutorado no departamento de antropologia da FFLCH/USP, no Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) entre 2020 e 2022. Nesse período colaborou com o Instituto Gerar de Psicanálise e foi fellow de pesquisa temática do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre - Conviviality-Inequality in Latin America), com uma pesquisa sobre o uso da categoria "família"; no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no período de 2019 a 2021. Os resultados desse período de trabalho geraram, entre outros frutos, um paper agraciado com o prêmio Lia Zanotta Machado de Direitos Humanos no 46º Encontro anual da ANPOCS em Campinas/SP, 2022. Em 2020 foi docente na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) no curso de mestrado à distância em Estado, Governo e Política Pública (Rio de Janeiro, RJ). Entre 2018 e 2020 foi fellow da Alexander von Humboldt Stiftung
pelo programa Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen; desenvolvendo trabalho junto à Berlin Feminist Film Week na área de gênero, violência doméstica, sexualidade, casamento, direitos sexuais e reprodutivos e modelos não- tradicionais de relacionamento e família. Defendeu doutorado em Educação na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp em 2018, orientada pela Drª Ana Maria Fonseca de Almeida, com período sanduíche em 2017 no Centre Européen de Sociologie et Sciences Politiques (CESSP) da École des Hautes Études de Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França, sob supervisão de Gisèle Sapiro. Ainda durante a formação doutoral, em 2016 realizou estágio de pesquisa no Museo de Antropología da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, sob supervisão do Dr. Gustavo Sorá. Possui mestrado em Educação realizado na mesma linha de pesquisa Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2013) e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (2009) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Foi autora de livros didáticos para Ensino Médio da Editora Moderna, com circulação pelo PNLD e mercado privado, tanto na área de Sociologia/Humanidades quanto na área de Projetos. Foi colunista e repórter/redatora freelancer de diferentes sites e meios de comunicação, além de professora de Sociologia no Ensino Médio, professora particular de diferentes disciplinas, professora de inglês e assistente de pré-escola.

 

Publicações em destaque

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. 'Mulher' e 'família': o senso-comum como política pública no governo Bolsonaro. ESTUDOS AVANÇADOS (ONLINE), v. 39, p. e39113217, 2025.

FERNANDES, R. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Amor, gênero, branquitude e poder nas sociedades de matriz simbólica ocidental. Tempo Social, v. 37, p. 1-19, 2025.

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. A tríplice semântica do gênero: tensões e disputas na teoria feminista. Fólio - Revista de Letras, v. 15, p. 132-147, 2024.

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. Nasce um corpo: transformações contemporâneas no conhecimento produzido entre a Sociologia e a Saúde. Cadernos de Saúde Publica, v. 40, p. e00096623, 2024.

BEIGEL, F. ; ALMEIDA, A. M. F. ; GALLARDO, O. ; DIGIAMPIETRI, L. ; GOMEZ, S. ; CANDIDO, M. R. ; CIRIZA, A. ; ROSSOMANDO, M. P. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; PECHENY, M. . Scientific Production and Gender Inequalities in Two Academic Elites: Brazil and Argentina. Revue d'Histoire des Sciences Humaines, p. 255-280, 2023.

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. Notas para um Materialismo Bi-Alético. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 3, p. 109-127, 2020.

MOSCHKOVICH, M. B. F. G.; ALMEIDA, A. M. F. . Desigualdades de Gênero na Carreira Acadêmica no Brasil. DADOS-REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS, v. 58, p. 749-789, 2015.