Marília Moschkovich

Foto de Marília Moschkovich

Linha(s) e Área(s) de pesquisa: Sociologia dos problemas sociais contemporâneos; Estudos de gênero e sexualidade; Estudos críticos da família.

Tema(s): Relações entre família e Estado; Parentesco, conjugalidades, reprodução; Gênero e Sexualidade; Bissexualidade; Teoria feminista e Teoria social; Desigualdades de gênero na carreira acadêmica.

Link(s) para site(s): Lattes | Academia | ResearchGate | Website

E-mail: mariliamoscou@usp.br

Minicurrículo

Antes de ser docente do departamento de Sociologia da FFLCH/USP, foi pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) com bolsa FAPESP e, ainda antes, foi pesquisadora de pós-doutorado no departamento de Antropologia da mesma faculdade. Também colaborou com o Instituto Gerar de Psicanálise, foi fellow de pesquisa temática do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre - Conviviality-Inequality in Latin America), e docente na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) no curso de mestrado em Estado, Governo e Política Pública (Rio de Janeiro, RJ). Antes, foi fellow da Alexander von Humboldt Stiftung pelo programa Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen; desenvolvendo trabalho junto à Berlin Feminist Film Week. Concluiu em 2018 seu Doutorado em Educação na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, com período sanduíche no Centre Européen de Sociologie et Sciences Politiques (CESSP) da École des Hautes Études de Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França, sob supervisão de Gisèle Sapiro, e estágio de pesquisa no Museo de Antropología da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, sob supervisão de Gustavo Sorá. Possui mestrado em Educação também na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2013) e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (2009) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. É autora de livros didáticos de Sociologia/Humanidades e projetos integradores (pesquisa) para Ensino Médio da Editora Moderna, com circulação pelo PNLD e mercado privado. No passado, foi colunista e freelancer de diferentes sites e meios de comunicação, além de professora de Sociologia no Ensino Médio, professora particular, professora de inglês e assistente de pré-escola.

Publicações em destaque

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. 'Família' e a nova gramática dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro. São Paulo: Mecila Working Paper Series, 2023 (Working Paper).

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. Ebisteme: Bissexualidade como epistemologia. 1. ed. São Paulo: Linha a Linha, 2022.

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. Senso-comum como política de Estado: 'mulher' e 'família' na política pública anti-gênero e a nova gramática dos direitos humanos no governo de Jair Bolsonaro. In: 46ª Reunião Anual da ANPOCS, 2022, Campinas, SP. Anais da 46ª Reunião Anual da ANPOCS, 2022.

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. "A crítica à família e os estudos antropológicos de Engels" in:  MASCARO, A. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; NETTO, J. P. ; FONTES, V. Curso livre Engels. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2021, p. 113-127.

MOSCHKOVICH, MARÍLIA. Notas para um Materialismo Bi-Alético. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 3, p. 109-127, 2020.