Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço e do Tempo (NEPSESTE)

Criado pela Profa. Dra. Fraya Frehse no Departamento de Sociologia em 2018, o NESPSESTE resulta dos avanços teóricos e metodológicos acumulados no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociologia do Espaço (NEPSE), que a mesma professora colocou em ação no Departamento em 2011. O NEPSESTE congrega pesquisadoras e pesquisadores interessados em estudar e investigar sociológica e antropologicamente a dimensão espacial e temporal das práticas sociais cotidianas. Ou seja, interessam ao NEPSESTE os modos como ações, interações, relações sociais e representações simbólicas se materializam dia a dia tanto em termos de simultaneidade quanto de sucessão, no Brasil urbano do presente e do passado - embora o campo e a floresta também integrem seus referenciais empíricos de natureza espacial.

Em suma, espaço e tempo na vida cotidiana são os parâmetros metodológicos que o NEPSESTE utiliza para compreender a vida social, cultural e política no país.

Tal perspectiva de conhecimento acarreta questões teóricas e metodológicas que o NESPESTE vem enfrentando no âmbito dos seguintes três grupos de estudo: 

  • Sociologia Espaço-Temporalmente Enraizada (SETE)
  • Métodos Espaciais para a Sustentabilidade Urbana (Spatial Methods for Urban Sustainability) - PopRua (SMUS-PopRua)
  • Observatório Espaço-Temporal (OBSESTE) dos Lugares Públicos de Afeto da Cidade de São Paulo

Coordenação: