(OSET)
A OSET - Oficina de Sociologia Econômica e do Trabalho é um espaço institucional voltado para a formação em pesquisa dos estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do DS/USP. Organiza-se em ciclos de debates públicos, formalmente programados ao início de cada semestre, que têm se desenvolvido initerruptamente desde o primeiro semestre de 2010, a partir da experiência antes acumulada em ciclo semelhante e percursor, intitulado de “Seminários de Orientação”, os quais foram levados a cabo entre 2002 e 2009.
Participam da OSET jovens pesquisadores cujo trabalho intelectual volta-se para explorar temas da sociologia do trabalho e da vida econômica, animados pelos desafios teórico-metodológicos postos pelo campo da sociologia econômica contemporânea. A Oficina tem sido coordenada até aqui pela Profa. Nadya Araujo Guimarães e congrega, como seus membros permanentes, todos os jovens pesquisadores supervisionados pela referida Professora - graduandos, pós-graduandos e pós-doutores, os quais se integram à Oficina, com igual estatuto e responsabilidades, durante todo o período da sua afiliação ao DS/USP, seja permanente (com vínculo regular) seja temporária (com vínculo de visitante em trabalho de campo no Brasil).
Além dos membros permanentes, a OSET aceita e estimula a participação transitória de quaisquer outros jovens pesquisadores do DS cujo trabalho intelectual os faça afins a temas que estejam sendo abordados num dado ciclo semestral de atividades. A OSET procura, ademais, manter os laços intelectuais de seus antigos membros permanentes que constroem suas carreiras em outras instituições acadêmicas, após a sua passagem pela USP. Bem assim, procura atrair para seus debates pesquisadores seniores de centros brasileiros que se destacam pela qualidade da pesquisa que produzem no campo de interseção entre as sociologias do trabalho e da vida econômica.
Os ciclos de atividade da OSET combinam duas principais sistemáticas de trabalho:
- Discussão regular de textos que documentam o avanço dos seus membros no que concerne ao tratamento dos seus objetos de pesquisa empírica (desde os projetos de ingresso ao Programa até capítulos das teses e/ou dissertações). Nesse estilo de funcionamento, cada membro permanente se obriga a produzir e levar a debate pelo menos um texto inédito por ano letivo, idealmente um a cada semestre.
- Formação teórica aprofundada em temas de interesse comum, na interface entre os objetos de investigação que estão sendo explorados pelos membros permanentes. Nesse estilo de funcionamento, as leituras para reflexão são coletivamente definidas e elaborações são produzidas a cada sessão de modo a sistematizar a contribuição dos textos lidos para o melhor equacionamento do objeto de pesquisa de cada participante.
A OSET mantém relação de intercambio regular (embora nunca sustentada em convênios ou formalizada em contratos) com centros importantes na produção de conhecimento no campo de uma sócio-antropologia da vida econômica no Brasil. Ademais, cultiva laços estreitos com pesquisadores e centros internacionais ligados aos campos da sociologia da vida econômica e do trabalho, com eles explorando, a cada semestre, temas de interesse dos membros permanentes da Oficina.
Programas
Profa. Dra. Nadya Araujo Guimarães (Departamento de Sociologia - USP)