Processo Seletivo do PPGS-USP 2017

 

Durante o mês de junho serão divulgados os Editais de mestrado e de doutorado do Processo Seletivo do PPGS para ingresso em 2017.

Clique aqui para visualizar a página do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia onde se encontrarão os Editais para ingresso em 2016.

 

Alunos Especiais APROVADOS - 1° Semestre de 2016

Importante!

 

  1. Se aprovado, você deverá comparecer no Serviço de Pós-Graduação, no período de 22 a 26 de fevereiro para efetivar sua matrícula, munido do comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 15,00 (por disciplina). O boleto para esse pagamento está disponível no nosso site (pos.fflch.usp.br). Nenhum pagamento poderá ser feito na Tesouraria, apenas através do boleto. Não serão aceitos pedidos de devolução de taxa de inscrição por disciplinas em que, tendo sido selecionado, não pretenda matricular-se.

 

  1. O não comparecimento no período de matrícula implicará no cancelamento automático da inscrição (mesmo com aprovação do ministrante), sem direito à devolução da taxa de inscrição.  Não serão aceitos pedidos de matrícula fora desse prazo.

 

  1. O resultado será divulgado no site pos.fflch.usp.br até a véspera do primeiro dia de matrícula. Caso isso não ocorra é obrigatório seu comparecimento no Serviço de Pós-Graduação, durante o período de matrícula para conferir sua aprovação ou reprovação.

 

 

 

APROVADOS

 

Profa. Paula Marcelino

-Rosimeire dos Santos

-Keila Priscila Rosado

-Karolina Guedes

-Antonio Carlos Soler

-Tainã Góis

 

Profa. Nadya Guimarães

-Rafael Augusto Ferreira

 

Prof. Luiz Carlos Jackson

-Bárbara Muniz

-Márcia Scapaticio

-Issaka Mainassara

-Naiene Sanchez

-João Carlos Ribeiro

 

Prof. Fernando Augusto Morão

-Isabela Maria Marassi

-Bianca Siqueira

-Issaka Mainassara

-Fernanda de Freitas

-Claudio Marcos Alves

 

Prof. Laurindo Dias Minhoto

-Eduarda Ribeiro

-Issaka Mainassara

-Fernanda de Freitas

 

 

Premiações

Prêmio Concurso ANPOCS 2015 para Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais a Andrea Soledad Roca Vera.

 

Aos vinte e nove dias do mês de outubro de dois mil e quinze, realizou-se na cidade de Caxambu, Minas Gerais, a reunião do Júri do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2015. A reunião contou com a presença dos professores Emerson Alessandro Giumbeli (UFRGS), John Comerford (MN/UFRJ), Lucio Rennó (UnB), Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA), Marcos Ferreira da Costa Lima (UFPE), Maria Rosário Gonçalves de Carvalho (UFBA), Renato Perissinotto (UFPR), Ricardo Silva (UFSC) e Roberto Véras de Oliveira (UFPB) que estiveram reunidos nas dependências do Hotel Glória, na sala A, durante o 39º Encontro Anual da ANPOCS.

 

O júri indicou como vencedor o trabalho:

Catástrofe, violência e estado de exceção: memórias de insegurança urbana após o terremoto de 2010 na cidade de Concepción, Chile 
PPG Sociologia - USP 
Autor(a): Andrea Soledad Roca Vera 
Orientador(a): Vera Telles

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Capes de Tese 2015 - Menção Honrosa a Maria Caramez Carlotto

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Secretaria Executiva dos Órgãos Colegiados

Brasília, 31 de agosto de 2015

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Maria Caramez Carlotto , Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Sociologia pela tese “Universitas semper reformanda? A história da Universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da estrutura social” , defendida no ano de 2014, sob a orientação de Sylvia Gemignani Garcia, do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da USP.
Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2015, seção 1, páginas 23 a 27, Portaria n° 109, que se encontra anexa. Menção Honrosa constitui-se de certificado, conforme especificado no Edital nº 08/2015, publicado no DOU de 09/04/2015.
O evento de entrega dos prêmios:
-em Brasília, dia 10 de dezembro de 2015, na sede da CAPES, às 18 horas.

Contatos: premiocapes@capes.gov.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Capes de Tese 2014 - Menção Honrosa a André Oda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 2, o resultado do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2013 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro de 2014, em Brasília.

Acesse a página com o resultado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudante da pós USP escolhida na Competição Mundial Jovens Sociólogos da ISA (Associação Internacional de Sociologia)/ UNESCO


 

Socióloga brasileira está entre os escolhidos na Competição Mundial Jovens Sociólogos organizada pelo ISA (Associação Internacional de Sociologia)/ UNESCO

 

Refletindo sobre as Redes Sociais, imagens e novas formas de integração social a aluna da pós-graduação da USP, Isabelle Anchieta _orientanda da professora Maria Arminda Arruda do Nascimento_ foi escolhida com outros sete doutores e doutorandos na Sexta Competição Mundial de jovens sociólogos convocada pela Associação Internacional de Sociologia , com apoio da UNESCO . Foram primeiramente selecionados 120 artigos centrados em problemas socialmente relevantes entre pesquisadores de instituições de ensino em todo o mundo, formados há menos de 10 anos.

Em seguida 8 foram premiados sendo a doutoranda a única brasileira a estar entre os ganhadores. Isabelle receberá a menção honrosa durante o XVIII Congresso Mundial de Sociologia que ocorre em Yokohama, Japão, em julho de 2014.


Intitulado “A sociedade de rostos” o artigo de Isabelle trata da crescente importância da imagem humana_ e sua circulação nas redes sociais_ como uma nova forma de luta por reconhecimento e integração social no séc. XXI. Para a reflexão selecionou como estudo de caso o drama das mulheres sem rosto do Paquistão, que sofreram a desfiguração por meio de ácido por seus companheiros e o impacto de suas imagens nas redes sociais brasileiras. Seu objetivo era demonstrar como a violência contra a expressão mais visível da identidade social, o rosto, promove uma comoção que supera fronteiras étnicas, raciais, sexuais e culturais, instaurando a ideia de Humanidade. 


Em um trecho afirma: “Trata-se de um processo social que aponta mudanças nas relações de poderes _ em que os indivíduos começam a questionar a soberania dos Estados-nação e inclusive de sua cultura local, em defesa de algo que nos transcende e nos une: a humanidade. Ideia que tem ganhado materialidade e força através de organizações internacionais e na crescente demanda por Direitos Humanos. Dados que indicam um nova tendência global nas relações humanas, uma nova forma de luta por reconhecimento, identificação e integração, que tem curiosamente como motor a aceleração da individualização. Momento em que todos tratam se ser vistos, ouvidos e lidos em um novo ambiente global onde a imagem do rosto passa a ser a expressão mais aguda do direito de individualização. A face parece ser a imagem dessa nova ordem de socialização e integração pós-nacional”. 


Atualmente a doutoranda conclui sua tese intitulada de “A Sociogênese da Imagem da Mulher no Ocidente, após a Descoberta da América” para o programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH, da USP. A aluna tem mestrado em Comunicação Social pela UFMG e atuou como professora de Jornalismo Cultural na Universidade Mackenzie/SP, Newton Paiva/BH e como jornalista para a Rede Globo Minas e repórter para a TV Cultura. 

Contatos: 

Abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Docente por prazo determinado

Estarão abertas de 30/05/2016 a 03/06/2016, as inscrições para contratação de 02 (dois) docentes por tempo determinado (temporário), como Professor Contratado (Nível III), recebendo o salário de R$ 1.795,81 (Outubro/2015), em jornada de 12 (doze) horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Sociologia, área de Teoria Sociológica Clássica e seus Desdobramentos Contemporâneos (Prot.

Escolha de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Sociologia

Portaria de eleição para escolha de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Sociologia.