Premiações

Prêmio Concurso ANPOCS 2015 para Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais a Andrea Soledad Roca Vera.

 

Aos vinte e nove dias do mês de outubro de dois mil e quinze, realizou-se na cidade de Caxambu, Minas Gerais, a reunião do Júri do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2015. A reunião contou com a presença dos professores Emerson Alessandro Giumbeli (UFRGS), John Comerford (MN/UFRJ), Lucio Rennó (UnB), Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA), Marcos Ferreira da Costa Lima (UFPE), Maria Rosário Gonçalves de Carvalho (UFBA), Renato Perissinotto (UFPR), Ricardo Silva (UFSC) e Roberto Véras de Oliveira (UFPB) que estiveram reunidos nas dependências do Hotel Glória, na sala A, durante o 39º Encontro Anual da ANPOCS.

 

O júri indicou como vencedor o trabalho:

Catástrofe, violência e estado de exceção: memórias de insegurança urbana após o terremoto de 2010 na cidade de Concepción, Chile 
PPG Sociologia - USP 
Autor(a): Andrea Soledad Roca Vera 
Orientador(a): Vera Telles

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Capes de Tese 2015 - Menção Honrosa a Maria Caramez Carlotto

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Secretaria Executiva dos Órgãos Colegiados

Brasília, 31 de agosto de 2015

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Maria Caramez Carlotto , Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Sociologia pela tese “Universitas semper reformanda? A história da Universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da estrutura social” , defendida no ano de 2014, sob a orientação de Sylvia Gemignani Garcia, do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da USP.
Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2015, seção 1, páginas 23 a 27, Portaria n° 109, que se encontra anexa. Menção Honrosa constitui-se de certificado, conforme especificado no Edital nº 08/2015, publicado no DOU de 09/04/2015.
O evento de entrega dos prêmios:
-em Brasília, dia 10 de dezembro de 2015, na sede da CAPES, às 18 horas.

Contatos: premiocapes@capes.gov.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Capes de Tese 2014 - Menção Honrosa a André Oda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 2, o resultado do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2013 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro de 2014, em Brasília.

Acesse a página com o resultado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudante da pós USP escolhida na Competição Mundial Jovens Sociólogos da ISA (Associação Internacional de Sociologia)/ UNESCO


 

Socióloga brasileira está entre os escolhidos na Competição Mundial Jovens Sociólogos organizada pelo ISA (Associação Internacional de Sociologia)/ UNESCO

 

Refletindo sobre as Redes Sociais, imagens e novas formas de integração social a aluna da pós-graduação da USP, Isabelle Anchieta _orientanda da professora Maria Arminda Arruda do Nascimento_ foi escolhida com outros sete doutores e doutorandos na Sexta Competição Mundial de jovens sociólogos convocada pela Associação Internacional de Sociologia , com apoio da UNESCO . Foram primeiramente selecionados 120 artigos centrados em problemas socialmente relevantes entre pesquisadores de instituições de ensino em todo o mundo, formados há menos de 10 anos.

Em seguida 8 foram premiados sendo a doutoranda a única brasileira a estar entre os ganhadores. Isabelle receberá a menção honrosa durante o XVIII Congresso Mundial de Sociologia que ocorre em Yokohama, Japão, em julho de 2014.


Intitulado “A sociedade de rostos” o artigo de Isabelle trata da crescente importância da imagem humana_ e sua circulação nas redes sociais_ como uma nova forma de luta por reconhecimento e integração social no séc. XXI. Para a reflexão selecionou como estudo de caso o drama das mulheres sem rosto do Paquistão, que sofreram a desfiguração por meio de ácido por seus companheiros e o impacto de suas imagens nas redes sociais brasileiras. Seu objetivo era demonstrar como a violência contra a expressão mais visível da identidade social, o rosto, promove uma comoção que supera fronteiras étnicas, raciais, sexuais e culturais, instaurando a ideia de Humanidade. 


Em um trecho afirma: “Trata-se de um processo social que aponta mudanças nas relações de poderes _ em que os indivíduos começam a questionar a soberania dos Estados-nação e inclusive de sua cultura local, em defesa de algo que nos transcende e nos une: a humanidade. Ideia que tem ganhado materialidade e força através de organizações internacionais e na crescente demanda por Direitos Humanos. Dados que indicam um nova tendência global nas relações humanas, uma nova forma de luta por reconhecimento, identificação e integração, que tem curiosamente como motor a aceleração da individualização. Momento em que todos tratam se ser vistos, ouvidos e lidos em um novo ambiente global onde a imagem do rosto passa a ser a expressão mais aguda do direito de individualização. A face parece ser a imagem dessa nova ordem de socialização e integração pós-nacional”. 


Atualmente a doutoranda conclui sua tese intitulada de “A Sociogênese da Imagem da Mulher no Ocidente, após a Descoberta da América” para o programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH, da USP. A aluna tem mestrado em Comunicação Social pela UFMG e atuou como professora de Jornalismo Cultural na Universidade Mackenzie/SP, Newton Paiva/BH e como jornalista para a Rede Globo Minas e repórter para a TV Cultura. 

Contatos: 

Processo Seletivo do PPGS-USP 2017

 

Clique aqui para visualizar a página do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia para ingresso em 2017.

 

Apoio à candidatura da Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda para a Direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

O Departamento de Sociologia manifesta seu integral apoio à candidatura da Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda para a Direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Consideramos que a larga experiência administrativa e a incontestável liderança acadêmica da Profa. Maria Arminda são atributos indispensáveis para a construção de soluções produtivas para os desafios enfrentados contemporaneamente por nossa Faculdade. Por razões similares, o Departamento manifesta seu apoio ao candidato a vice-diretor, prof. Paulo Martins, desejando aos colegas toda a sorte nas eleições.

Mostra "Ecos do colonialismo"

 

 

  O EVENTO DO DIA 12/8 FOI TRANSFERIDO PARA 10/8.