Paula Marcelino

Foto da docente Paula Regina Pereira Marcelino, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Área(s) de pesquisa: Sociologia do Trabalho

Tema(s): mercado de trabalho; trabalho (precarização); trabalho e gênero; sindicalismo; classe social; reestruturação produtiva; neoliberalismo

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: prpmarcelino@gmail.com

Telefone: +55 11 30910233

Sala: 14-B

Minicurrículo:

É professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Ciências Sociais em 1999 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e obteve os títulos de mestre em Sociologia (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela mesma instituição. Parte dos seus estudos de doutorado foi feita na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França.

Fez três pós-doutoramentos: um em Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) entre 2008 e 2009 (1 ano); um em Ciência Política na Unicamp, em 2010 (1 ano) e um terceiro também em Sociologia na École Normale Supérieure de Lyon entre 2012 e 2013 (2 meses).

Trabalha com temas relacionados à situação e à ação dos trabalhadores: crise e recuperação do sindicalismo, classes sociais, reestruturação produtiva, neoliberalismo e precarização do trabalho.

Publicou, entre outros textos, os livros: A logística da precarização: terceirização do trabalho na Honda do Brasil, São Paulo: Expressão Popular, 2004 (com 1ª reimpressão em 2009); e Trabalhadores terceirizados e luta sindical, Curitiba: Appris, 2013. É editora da Revista Crítica Marxista (São Paulo).