Vera da Silva Telles

Foto da docente Vera da Silva Telles, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Áreas de pesquisa: Sociologia Urbana; Sociologia do Trabalho

Temas: trabalho; cidade e política; pobreza; cidadania; legalidade urbana; mercado de trabalho; migração; globalização

Lattes |  veratelles.net academia.edu  |

tellesvs@uol.com.br

Minicurrículo:

Professora livre-docente sênior do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciência Política (USP) e doutorado em Sociologia (USP). Pós-Doutorado na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris, França (1999-2000). 

Pesquisadora convidada (posto CNRS) nos quadros da Maison de Sciences de l'Homme Ange Guepin, Nantes, França (dezembro 2006-março 2007); na Universidade de Toulouse Le Mirail, Departamento de Sociologia, LISST, 2010-2011; na Université Paris 8, Nanterre (2014); no Institut d'Urbanisme de Grenoble, Université Pierre Mendes-France, fevereiro-março 2015.

Como resultado de seis anos de pesquisa desenvolvida em parceria com o Institut de Recherche pour le Developpement (Acordo CNPq-IRD) publicou, em co-autoria com Robert Cabanes, "Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios" (São Paulo: Humanitas, 2006). Essas pesquisas também estiveram na origem do livro "A cidade nas fronteiras do legal e ilegal", (Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2011).

Como resultado de pesquisas desenvolvidas nos quadros de um convênio franco-brasileiro (USP-AIRD), do qual foi igualmente coordenadora, publicou, em colaboração com Gabriel Kessler e Christian Azais, "Ilegalismos, cidade e política" (Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2012).

Foi coordenadora da equipe brasileira de um programa de cooperação franco-brasileiro (Acordo Capes-Cofecub, 2007-2011), com o projeto "Trajetórias, circuitos e redes urbanas, nacionais e transnacionais e o seu impacto sobre a arquitetura institucional democrática", composto por pesquisadores da USP, da Unicamp e do Núcleo de Estudos da Violência, NEV e, pelo lado francês, do Centre Interdisciplinaire de Recherches Urbaines et Sociologiques (CIRUS-CERS, Université de Toulouse II) e do Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques (CADIS-EHESS, Paris).

A coordenação francesa esteve a cargo de Angelina Peralva (Toulouse II). Como resultado, coordenaram o livro "Ilegalismos na globalizacao: trabalho, migrações, mercados (RJ: Editoria UFRJ, 2015).

Projetos recentes: Gestão do conflito na produção da cidade contemporânea, Projeto Temático Fapesp (2014-2018). Convenio Fapesp-CNRS - "Inconspicuous globalizations: compared fields (Brazil/Maghreb) / mondialisations discrètes: terrains comparés (Brésil-Maghreb) (2016-2018).