Brasilio Sallum

Foto do docente Brasilio João Sallum Júnior, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Área(s) de pesquisa: Sociologia Política; Teoria Sociológica; Estratificação Social

Tema(s): democracia; impeachment; política brasileira

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: brasallu@usp.br

Minicurrículo:

Professor Titular de Sociologia da Universidade de São Paulo e Pesquisador 1-A do CNPq. Graduado em Ciências Sociais (1970) , doutor em Sociologia (1980) e Livre-Docente (1995) pela Universidade de São Paulo. Fez estudos pós-doutorais na Universidade de Stanford (EUA) e na Universidade Autônoma do México.

Aposentou-se em agosto de 2016, foi colaborador Sênior do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da USP e desde 2019 é Professor Visitante da UNIFESP, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Foi coordenador da área de Sociologia no antigo departamento de Ciências Sociais da USP, coordenador de Pós-Graduação em Sociologia da USP, Presidente do CEDEC, chefe do Departamento de Sociologia da USP e ocupou vários cargos de assessoria na Universidade de São Paulo.

Participa dos conselhos editoriais de Lua Nova - Revista de Cultura e Política, do CEDEC, Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, Sociologia & Política da UFSC e Sociologia & Antropologia da UFRJ. Tem participado de vários comitês assessores do CNPq e presta consultoria eventual ao CNPq, à CAPES e à FAPESP.

Foi responsável pela proposta inicial e pela coordenação entre 2003 e 2018 do Consórcio de Informações Sociais (CIS), serviço de compartilhamento de dados da comunidade acadêmica de ciências sociais, mantido pela ANPOCS e pela USP.

Desenvolve a pesquisa "Democracia, Crise Política e Impeachment", sobre as transformações da democracia de 1988. Seus trabalhos concentram-se nas áreas de Sociologia Política, Teoria Sociológica e Estratificação Social.