Maria Arminda do Nascimento Arruda

Foto da docente Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Linha(s) de pesquisa: cultura e poder simbólico; sociologia: teoria e história

Área(s) de pesquisa: Sociologia da Cultura; Sociologia da Literatura; Sociologia da Arte; Sociologia da Comunicação de Massa; Teoria Sociológica

Tema(s): produção cultural; literatura; arte; meios de comunicação de massa; pensamento social no Brasil

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: arr@usp.br

Telefone: +55 11 30910339

Sala: 2121

Minicurrículo:

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É Mestre, Doutora e Livre-Docente em Sociologia pela USP. É professora titular de Sociologia da USP desde 2005. É pesquisadora 1A do CNPq.

Atualmente é Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Pesquisadora sênior do Instituto de Estudos Sociais e Políticos de São Paulo - IDESP - tendo participado do projeto História das Ciências Sociais no Brasil.

Sua área de investigação compreende pesquisas no âmbito da sociologia da cultura; história social dos intelectuais, da literatura e das artes; sociologia da comunicação de massas; teoria sociológica.

Leciona na graduação e na pós-graduação, disciplinas de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia da Cultura, Pensamento Social Brasileiro. Formou mais de 50 mestres e doutores.

Ocupou, entre outros, os seguintes cargos institucionais: foi Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da universidade de São Paulo (2010-2015). Foi representante da Congregação da FFLCH no Conselho Universitário (2005-2008); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (1991-1996) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; Foi Chefe do Departamento de Sociologia (2005-2008); Representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (1997-2001); Representante da Área de Ciências Humanas no Conselho Técnico Científico - CTC da CAPES (1998-2001); Secretária Executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS (2000-2004);

É membro de Conselhos Editoriais de periódicos no Brasil e no exterior e assessora de Agências de Pesquisa nacionais e internacionais.

Dentre suas obras destacam-se: Metrópole e Cultura São Paulo no meio século XX (duas edições); Mitologia da Mineiridade. O Imaginário Mineiro na Vida Política e Cultural do Brasil (duas edições). A Embalagem do Sistema. A Publicidade no Capitalismo Brasileiro (três edições).

Tem vasta produção de artigos e capítulos de livros. Recebeu inúmeras distinções acadêmicas, entre elas o: Prêmio Jabuti 2002 - Menção Honrosa - Categoria Ensaios como o livro Metrópole e Cultura. São Paulo no meio século XX; Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia; Medalha Cultural Imperatriz Leopoldina, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Foi uma das sociólogas selecionadas para participar do livro Conversa com Sociólogos Brasileiros (2006).

É membro da Comissão de Assuntos Acadêmicos da Universidade de São Paulo - USP.