Seminário Antonio Candido: 100 anos - Chamada para apresentação de trabalhos

Seminário “Antonio Candido: 100 anos”

Chamada para apresentação de trabalhos

A Articulação Discente para o Pensamento Brasileiro - USP convida docentes e discentes de pós-graduação a apresentarem propostas de trabalho para o seminário “Antonio Candido: 100 anos”, que ocorrerá nas dependências da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) entre os dias 10 e 13 de setembro de 2018. O período de submissão de propostas será no período de 4 de junho até 8 de julho de 2018.

O seminário tem como finalidade promover uma reflexão crítica e pública sobre o legado teórico e político de Antonio Candido e de seus colegas e discípulos. Além de abrir espaço para a exposição e para o debate dos trabalhos escolhidos, as sessões de comunicação do evento visam a contribuir para a sedimentação de redes de pesquisadores que tomem o pensamento político e social brasileiro como sua área de pesquisa e as reflexões de Candido como referência, seja no plano metodológico ou como objeto de análise. Nesse espírito, o presente edital convida os interessados a submeter seus trabalhos tomando como referência os seguintes eixos temáticos:

1. Crítica literária de Antonio Candido, de seus contemporâneos e de seus discípulos.
  2. Análise de obras artísticas, especialmente literárias, a partir do referencial crítico construído por Antonio Candido.
  3. Estudo sobre as trajetórias intelectuais de Antonio Candido e sua geração.
  4. Análise de aspectos da cultura contemporânea a partir da obra de Antonio Candido.
  5. Análise do pensamento e da militância política de Antonio Candido.
  6. Crítica da realidade sócio-política brasileira a partir do pensamento de Antonio Candido.

Regras para apresentação de propostas de comunicação

1. Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta de comunicação (seja como autor ou como co-autor).
    2. As comunicações poderão apresentar as hipóteses de um projeto de pesquisa, os resultados preliminares de uma pesquisa em curso ou os resultados finais de uma pesquisa já concluída. Não serão aceitas comunicações que contenham esboços ou projetos de pesquisa ainda em construção e serão priorizadas aquelas que correspondam a pesquisas em estágio mais avançado de desenvolvimento.
    3. As propostas de comunicação deverão conter título do trabalho, eixo temático no qual se insere, nome do(a) autor(a), filiação institucional, link para o currículo Lattes e um resumo de no máximo 500 (quinhentas) palavras, em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento simples.
    4. Os textos completos das propostas aprovadas deverão conter, no máximo, 8.000 (oito mil) palavras, incluindo todos os elementos próprios de um paper, como título, notas e bibliografia, em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5. No texto, deverão constar ainda o nome do evento, o título do trabalho, o nome do(a) autor(a) e sua vinculação acadêmica.
    5. Os resumos deverão ser submetidos através do seguinte e-mail: pensamentobrasileirousp@gmail.com.
    6. Os textos completos deverão ser submetidos conforme orientações a serem enviadas posteriormente pela organização do evento, na mensagem de aceite da proposta de trabalho, e serão disponibilizados na plataforma “Conferências FFLCH-USP”.

Dúvidas também poderão sanadas pelo e-mail pensamentobrasileirousp@gmail.com.

A Comissão Organizadora