Convocação à Prova de Conhecimento Teórico - Mestrado

Membro há

6 meses 2 semanas

Lista dos convocados à Prova de Conhecimento Teórico - MESTRADO

 

Orientações para a prova teórica

1. A prova teórica é obrigatória para todos/as o/as candidato/as ao Mestrado.

2. O objetivo é avaliar o conhecimento teórico em Sociologia e consiste na elaboração de dois textos de natureza dissertativa.

3. O primeiro texto versará sobre um dos três pontos abaixo indicados – a ser sorteado no dia 03 de novembro de 2020 às 13:45hs com transmissão ao vivo pelo Youtube neste link.

(i) Tradição e modernidade na sociologia clássica

(ii) Ação e estrutura na sociologia contemporânea

(iii) Estratificação, desigualdade e diferenciação

4. O segundo texto consistirá de apresentação sistemática de razões para a escolha do/a orientador/a pretendido/a, articulando pontos do projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo/a candidato/a à linha de pesquisa e ao(s) objeto(s) de investigação do/a orientador/a.

5. As questões referentes à prova de conhecimento teórico serão divulgadas no site http://sociologia.fflch.usp.br/informacoes-processo-seletivo-pos-graduacao-2021 no dia 03 de novembro de 2020 até as 14h.

O/A candidato/a deverá encaminhar as suas respostas até às 00h:06 do dia 04 de novembro de 2020 para o endereço eletrônico processoseletivo_ppgs@usp.br. Não serão aceitas provas encaminhadas em horário posterior ao indicado sob nenhuma hipótese.

6. Procedimentos para o envio das respostas:

(i) Os/As candidatos/as devem encaminhar cada uma de suas respostas em um arquivo em separado, sem identificação de autoria, em uma única mensagem. No caso do envio de duas ou mais mensagens, o/a candidato/a estará́ desclassificado/a. Cada arquivo enviado deve ser intitulado segundo o padrão: “Resposta questão [1 ou 2].

(ii) O endereço de email a ser utilizado pelo/a candidato/a deve ser o mesmo constante no formulário de inscrição neste processo seletivo, não sendo aceitas, em nenhuma hipótese, mensagens enviadas por terceiros, o que gera automática desclassificação do/a candidato/a.

(iii) Será aceito apenas arquivo em PDF. Especificações do arquivo: Times New Roman, Fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 e limite máximo de 1300 palavras por resposta, exclusive bibliografia, gráficos e tabelas. Não serão corrigidos anexos à(s) resposta(s).

(iv) O titulo da mensagem de envio das respostas deve seguir o padrão: “Respostas da Prova de Conhecimento Teórico do Processo Seletivo do PPGS USP".

7. A identificação de plágio implicará automática reprovação do/a candidato/a.

8. prova de conhecimento teórico é eliminatória. A nota final da prova escrita é a média das notas pelas respostas às duas questões. Candidatos/as que respondem somente uma questão ou mais de duas questões serão sumariamente desclassificados/as. Os/As candidatos/as receberão uma nota atribuída pelos membros da Comissão de Seleção, que variará de 0 a 10, sendo aprovados/as aqueles/as com média igual ou superior a 7 (sete). A prova será avaliada considerando a capacidade do/a candidato/a em dissertar sobre o tema proposto, utilizando os autores de referência da produção sociológica clássica e contemporânea, nacional e internacional.