Diretrizes - Prova de Proficiência

Membro há

5 meses

Procedimentos para a realização da prova de proficiência em inglês

1. A prova será realizada no dia 20 de outubro de 2020, às 14:00hs.

2. A avaliação será escrita, com caráter eliminatório, e consistirá na tradução de um texto (ou excerto) de Sociologia clássica ou contemporânea.

3. A prova terá duração de 4 (quatro) horas; as provas submetidas após esse período de 4 horas serão automaticamente desconsideradas e o candidato desclassificado.

4. Os alunos poderão utilizar somente dicionários impressos durante a prova.

5. A prova online será realizada a partir de um link que o candidato receberá no e-mail indicado no formulário de inscrição a partir das 19 hs do dia 19 de outubro, segunda-feira.

6. O e-mail enviado aos convocados à prova de proficiência também conterá uma chave de acesso individual que permitirá apenas um login por usuário.

7. O sistema está programado para aceitar apenas uma única submissão de resposta por código. O múltiplo acesso com o mesmo código ou a tentativa de submeter mais de uma vez a resposta poderão implicar a desclassificação do candidato.

8. Aplicam-se à prova de proficiência em inglês as normas gerais que regem os Exames de Proficiência em modalidade digital organizadas pelo Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH, a saber:

(A) As provas são formatadas em conformidade com os recursos de navegação e edição disponíveis em computador (PC ou notebook). Portanto, a Comissão de Avaliação não se responsabiliza pelo uso de outros dispositivos que, eventualmente, gerem problemas de configuração, formatação, limitação de navegação, salvamento de dados etc.

(B) Motivos de DESCLASSIFICAÇÃO do candidato:

• Uso de outras abas do navegador além daquela aberta para o exame e leitura do texto.

⦁ Uso de celular.

• Uso de dois ou mais logins ao mesmo tempo (o login será permitido em apenas um equipamento eletrônico).

• Se forem constatadas respostas idênticas entre dois ou mais candidatos, estes poderão ser desclassificados a critério da Comissão de Avaliação.

 

Critério de avaliação

Serão considerados aprovados os candidatos que tiverem traduzido o texto na íntegra, demonstrando compreensão precisa e rigorosa de seu sentido, não sendo aceitáveis tradução aproximada ou versão livre.

 

Prova de proficiência em língua portuguesa

A prova de proficiência em língua portuguesa, com caráter eliminatório, será organizada pelo Centro Interdepartamental de Línguas (CIL) da FFLCH-USP. Consulte a página (http://clinguas.fflch.usp.br/) e verifique as informações. A não realização da prova na primeira data disponível poderá importar na desclassificação do candidato.