Marcia Lima

Foto da docente Marcia Regina de Lima Silva, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Área(s) de pesquisa: Sociologia das Relações Raciais; Estudos de Gênero; Sociologia da Educação

Tema(s): desigualdade racial; relações raciais; gênero e raça; educação; mercado de trabalho; políticas de ação afirmativa

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: m.rlima@uol.com.br

Telefone: +551126481167

Sala: 11-A

Minicurrículo: 

Márcia Lima é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) onde coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia.

É pesquisadora sênior associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou Pós-Doutorado na University of Columbia (2011-2012) e foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard (2016-2017). Atualmente é membro do Comitê Executivo da Brazilian Studies Association, 2017-2019.

Seus temas de investigação são: desigualdades raciais e relações raciais, com ênfase nos temas de gênero e raça, educação, mercado de trabalho, políticas de ações afirmativas.