Bianca Freire-Medeiros

Foto da docente Bianca Freire Medeiros, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Área(s) de pesquisa: Sociologia Urbana, Sociologia das Mobilidades

Tema(s): mobilidades transnacionais; urbano; turismo; lazer; consumo

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: bfreiremedeiros@gmail.com

Telefone: +55 11 26481114

Sala: 15

Minicurrículo:

Professora do Dept. e do Programa de Pós-graduação - Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisadora Associada do Centro de Estudos da Metrópole, onde coordena o UrbanData - Brasil: banco de dados sobre o Brasil urbano. Possui graduação em Ciências Sociais pela UERJ, pós-graduação em Sociologia Urbana pela mesma universidade e mestrado em Sociologia pelo IUPERJ.

Seu doutorado em História e Teoria da Arte e da Arquitetura, realizado com bolsa da CAPES na Universidade de Binghamton (SUNY) e revalidado pelo PPG em Ciências Sociais da UERJ, a direcionou para o trabalho com imagens que fazem do espaço urbano e da alteridade cultural seu foco de representação.

Na graduação, ministra disciplinas de teoria sociológica e de métodos de pesquisa, bem como eletivas que, tendo campo analítico privilegiado as mobilidades transnacionais, voltam-se para os temas do urbano, turismo, lazer e consumo.

No contexto do Laboratório de Pesquisa Social (USP), atua na linha de pesquisa *Mobilidades: conceitos, temas e métodos*, que fundou em parceria com Vera da Silva Telles e em diálogo com o CeMoRe (Center for Mobilities Research, Lancaster University), onde realizou seu estágio de pós-doutoramento sob supervisão de John Urry.

Com Thiago Allis (EACH/USP), organizou a *Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Teoria e Métodos* que reuniu, em 2017, vários dos principais nomes ligados ao paradigma das mobilidades.

Foi pesquisadora convidada do Center for Migration and Development da Universidade de Princeton, professora convidada do Colégio de México (Cátedra Florestan Fernandes) e do Graduate Institute (Genebra), e Tinker Visiting Professor na Universidade do Texas em Austin.

Foi Professora Associada da Escola de Ciências Sociais do CPDOC/FGV (2006 a 2015) e do PPG em História, Política e Bens Culturais do CPDOC - (2007 a 2017). Entre 2010 e 2014, foi uma das Editoras da Revista Estudos Históricos e, desde novembro de 2015, atua na Comissão Editorial da revista Tempo Social.