A revista Tensões Mundiais está a selecionar trabalhos que comporão a edição temática "Crises democráticas na periferia do capitalismo". O objetivo é fomentar o debate acadêmico e/ou de movimentos sociais sobre as atuais crises da democracia, observando tanto o aspecto empírico de determinados sistemas políticos democráticos em crise quanto o plano teórico que tensiona e apresenta os limites da teoria política democrática.
A presente edição busca analisar sobre o fenômeno de desinstitucionalização democrática vivenciado por Estados nacionais periféricos em período recente. Na última década, a literatura especializada tem abordado essa temática, mobilizando uma variedade de conceitos, como: crise, retrocesso, colapso, declínio, desconsolidação, desdemocratização, autocratização e até morte da democracia. No cenário internacional é perceptível uma conjuntura desafiadora para os regimes democráticos, observada em aspectos tais como: o declínio no apoio da população à democracia como melhor forma de governo; a crescente adesão a pautas autoritárias, com a consequente vitória de líderes políticos com discursos e práticas antidemocráticas; o aumento de episódios de autocratização em diversos países; a diminuição da pontuação das democracias e o declínio da qualidade democrática.
Acolheremos propostas que busquem dialogar com essa literatura de crise da democracia liberal, seja contribuindo com o panorama teórico disponível, seja apresentando situações empíricas. Temos interesse em publicar artigos que se debrucem sobre o cenário de nações que integram o Leste Europeu, Sudeste Asiático, Norte da África, Américas e Caribe.
A Revista também aceita resenhas de livros e filmes lançados nos últimos dois anos e traduções inéditas de obras relevantes à essa temática da democracia para a língua portuguesa (variantes de Portugal, do Brasil ou dos países africanos de língua portuguesa).
As propostas devem ser submetidas até 30 de novembro de 2023 e irão compor a edição de número 43, com expectativa de lançamento no segundo quadrimestre de 2024. Os trabalhos devem ser submetidos em Português, Inglês e/ou Espanhol no sistema online da Revista Tensões Mundiais (disponível abaixo). Os arquivos submetidos para essa chamada devem ser identificados pelo código [#TMCDEMO] em seu título, bem como estar de acordo com as diretrizes para autores (disponível abaixo).
Sistema online de Tensões Mundiais: <https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais>
Diretrizes de Tensões Mundiais para autores:
<https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/about/submissions>