Requisitos do Doutorado para ingressantes a partir de 2010

O curso de Doutorado em sociologia é composto por 24 créditos em disciplinas e 160 créditos no preparo da tese.

Os 24 créditos em disciplinas devem ser cumpridos respeitando as exigências de:

a) 8 créditos obrigatoriamente da disciplina “Análise de Projetos” e 8 créditos obrigatoriamente ou na disciplina “Teoria Sociológica Clássica” ou na disciplina “Teoria Sociológica Contemporânea”;

b) Os alunos do Programa de Pós-Graduação são obrigados a freqüentar as atividades complementares obrigatórias comuns, oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação sob a forma de palestras, conferências e seminários temáticos.

A cada semestre letivo, o Programa irá indicar as atividades de freqüência obrigatória, nunca excedendo a carga de 16 (dezesseis) horas por semestre. O aluno deverá ter freqüência mínima de 8 (oito) horas de atividades complementares comuns a cada semestre.

A comprovação da freqüência semestral mínima a essas atividades deve ser encaminhada à CCP até o final do 18º (décimo oitavo) mês após o inicio da contagem do prazo para os alunos do Mestrado, e do 24º (vigésimo quarto) semestre após o inicio da contagem do prazo para os alunos do Doutorado, de modo a assegurar a continuidade da vinculação do aluno ao Programa.

Estágios em outras universidades, no Brasil ou no exterior, desde que constantes do programa de trabalho definido para o estudante pelo seu orientador, serão considerados equivalentes às atividades obrigatórias comuns. O aluno do Mestrado, do Doutorado ou do Doutorado Direto está também obrigado a freqüentar aos colóquios com o seu orientador e a realizar os trabalhos por ele programados.

Ao final de cada ano acadêmico o aluno deverá apresentar o relatório do andamento do conjunto das suas atividades, acompanhado do seu currículo Lattes atualizado, cuja avaliação pelo orientador deverá ser homologada pela CCP

 

Exame de Qualificação

O exame de qualificação é obrigatório nos cursos de Mestrado, de Doutorado para portadores do titulo de Mestre e de Doutorado Direto.

O exame de qualificação tem por finalidade avaliar os avanços realizados pelo mestrando ou doutorando desde seu ingresso no Programa de Pós-Graduação, com base na argüição de Relatório para Exame de Qualificação, apresentado pelo aluno, somado à argüição de conhecimentos julgados pela Banca Examinadora como sendo necessários para a consecução da dissertação ou tese. Espera-se que o Relatório do Exame de Qualificação contenha informações e conteúdo descritivo que revelem ser o mestrando ou doutorando capaz, a partir da clara formulação de um problema de investigação sociológica, de:

a) identificar a bibliografia relevante – clássica e/ou contemporânea, nacional ou internacional - para tratamento teórico e metodológico de seu objeto, apontando-lhe limitações, contradições, impasses, lacunas, de forma a propor tratamento alternativo;
b) empregar de modo adequado conceitos, bem como hipóteses e proposições consagradas na teoria sociológica ou nas teorias afins;
c) articular fundamentos teóricos e metodológicos aos procedimentos técnicos de investigação que venham a ser necessários à execução do projeto;
d) valer-se de redação clara, que esteja assentada nas convenções acadêmicas de exposição.

O texto-base do Relatório poderá incluir, a critério do orientador, relato do andamento da pesquisa e dos seus primeiros resultados, reflexões metodológicas, proposta da estrutura final da dissertação ou tese. Para a realização do exame de qualificação o aluno deverá ter completado os créditos mínimos em disciplinas, tal como exigidos pelo Programa.
No caso do curso de Doutorado para portadores de titulo de Mestre, o aluno deverá inscrever-se para o exame de qualificação até o 20º (vigésimo) mês do início da contagem de prazo. O aluno deverá realizar o exame no prazo máximo de 60 dias a contar da data de sua inscrição ao mesmo. No caso de reprovação, o aluno deverá realizar um novo exame de qualificação no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de realização do primeiro exame. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa.

Doutorado Direto

  • O Programa de Pós-Graduação em Sociologia não oferece mais esta modalidade de ingresso desde 2013.

Doutorado em Cotutela

Instruções e Modelos de documentos para formalização de Convênio entre a USP e instituições estrangeiras visando a Dupla-titulação:
 

Requisitos do Doutorado para ingressantes até 2009

O curso de doutorado em sociologia é composto por 24 créditos em disciplinas, a saber:

a) Uma Disciplina Obrigatória em teoria sociológica clássica ou contemporânea;
b) Duas Disciplinas Optativas e
c) Uma Disciplina seminário de projetos, a ser cursada necessariamente no 1o. semestre no Programa. Além disso, o aluno deve cursar um Seminário temático e assistir às palestras mensais do Programa. O curso de doutorado tem a duração de 48 meses, com o exame de qualificação previsto para o 4º semestre.