PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

EDITAL PET Nº 001/2018 - Processo de Seleção de Bolsistas

O PET–Ciências Sociais/USP torna público o processo de seleção aberto a estudantes do Curso de Graduação em Ciências Sociais, obedecendo ao que dispõe a Portaria Nº 3385, de 29/09/2005, do Ministério da Educação (MEC) sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) e observando as seguintes cláusulas:

I – Instruções Especiais

1.      O Processo de Seleção é coordenado pelo Tutor e destina-se ao preenchimento de vagas abertas para estudantes bolsistas em estágio curricular supervisionado de práticas de pesquisa, voltado para alunos do 2º ou 3º ano de graduação, com expectativa de permanência mínima de dois anos no Programa.

2.      Há vagas para três (03) bolsistas e para seis (6) não bolsistas, todos com dedicação de 20 horas semanais, para início imediato. Os que se classificarem a partir do 4º lugar permanecerão em lista de espera das bolsas, vindo a ser contemplados, em caso de saída de outros bolsistas.

3.      Recomenda-se consultar a página do MEC (www.mec.gov.br), acessando na seqüência “Educação Superior”, “Políticas e Programas na Educação Superior” e “PET”, onde há informações de interesse sobre a participação no PET.

II – Requisitos e Condições para a participação

1.      Estar regularmente matriculado/a no Curso Ciências Sociais FFLCH/USP.

2.      Não ser bolsista de outro programa acadêmico (pode ser estagiário/a ou trabalhar – meio período – fora do âmbito acadêmico).

3.      Ter coeficiente de Rendimento Escolar (média ponderada) a partir de 6,0. Em caso de  reprovações em disciplinas obrigatórias do Curso, apresentar justificativas.

4.      Atender especificamente aos requisitos do Art. 15 da Portaria Nº 3385 e desta estar ciente na sua totalidade, bem como do “Manual de Orientações Básicas” e Textos sobre Educação Tutorial disponíveis na página do MEC (www.mec.gov.br).

III – Da entrega de documentos

1.      A entrega dos seguintes documentos deverá ser feita no período de 5 de fevereiro a 05 de março de 2017, das 09 às 20 horas, na Secretaria do Departamento de Sociologia.

a)      Curriculum Vitae objetivo e conciso no relato da experiência vivida, incluindo destaque(s) da formação escolar, outros conhecimentos e habilidades que possui, incluído interesses e práticas extracurriculares. Preferencialmente na plataforma Lattes. (Obs: não esquecer formas de contato, e-mail e fone).

b)     Histórico Escolar – Sistema Júpiter (média ponderada com reprovações).

IV - Das Avaliações

1.      A comissão de Seleção responsável pela avaliação dos candidatos é integrada pelo Tutor, um/a professor/a convidado/a, e por dois bolsistas representantes do PET–Ciências Sociais. O Processo de Seleção constará das seguintes avaliações:

1.1.            Prova de dissertação ou Redação. O tema será conhecido no momento da prova. Serão avaliados intepretação de dados, conteúdo, organização do texto, correção gramatical, vocabulário, estilo e fluência.

1.2.            Entrevista: avaliação das habilidades e qualidades pessoais necessárias ao trabalho em equipe e ao desempenho das atividades no PET-Ciências Sociais (confira projetos em curso em www.facebook.com/PET.CS.USP), com destaque quanto ao comprometimento com o Programa e interesse em formação de excelência.

Data/local: Prova e entrevista  dia  6 de março, das 17h às 20h, na sala 112 (LAPS, a confirmar). A prova terá início às 18h. Duração prevista: meia hora, tempo máximo 45 minutos. As entrevistas serão antes ou depois da prova, iniciando-se por ordem de chegada ou de entrega das provas.

1.3.            Análise de Curriculum vitae – avaliação das qualificações, experiências prévias, interesses e atividades, voluntárias ou não, formação escolar e cursos complementares realizados.

1.4.            Análise do Histórico Escolar – avaliação do desempenho escolar e do coeficiente de rendimento acadêmico.

V – Da Bolsa

Valor atual da bolsa FNDE/MEC: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

VI – Disposições Finais

1.     Não comparecer à prova ou à entrevista, ou não apresentar a documentação exigida excluirá o/a candidato/a do processo seletivo.

2.     A validade deste Processo de seleção será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogada a critério do Tutor.

3.     A participação do/a candidato/a no processo de Seleção implica no conhecimento e no compromisso de aceitação das condições estabelecidas no presente edital.

São Paulo, 5 de fevereiro de 2018

Prof. Dr. Gustavo Venturi

Tutor PET-Ciências Sociais/ FFLCH-USP

A prova de recuperação da disciplina FSL0102 - Sociologia II será na sexta-feira, 19/01, às 14h, sala 1041.