Debate / lançamento de livros: Dinâmicas criminais e controles estatais

Corpo
O NEV (Núcleo de Estudos da Violência) e o LAPS (Laboratório de Pesquisa Social) convidam para
 
Debate/lançamento de livros: Dinâmicas criminais e controles estatais
 
Autores: Bruno Paes Manso
Camila Dias
Giane Silvestre
Maria Gorete M. de Jesus
Debatedor: Marcos César Alvarez
 
Data: 07/05/2019
Horário: 14h30min
Sala 119 (Conjunto Didático de Ciências Sociais e Filosofia - FFLCH)
 
Ementa:
Na conjuntura brasileira, tornou-se inevitável discutir a pauta da segurança pública e da administração da justiça, as dinâmicas ilegais e o papel do Estado e de suas políticas no crescimento da violência, no fortalecimento de facções criminosas, no encarceramento em massa, na política de drogas e na atuação das instituições de controle. Três livros publicados em 2018 oferecem um diagnóstico do quanto medidas mais austeras, repressivas e fundamentadas na lógica da "guerra" intensificam ainda mais a violência, sobretudo a promovida pelo Estado. O livro "A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", de Bruno Paes Manso e Camila Dias, traça de maneira detalhada a ascensão do Primeiro Comando da Capital (PCC), que do interior das prisões se expandiu para as periferias, com seus códigos de conduta, "proceder" e poder. O surgimento e consolidação do PCC e suas atividades criminais trouxeram novos desafios também para os gestores estatais. Esse é o diagnóstico trazido no livro de Giane Silvestre "Controle do crime e seus operadores: política e segurança pública em São Paulo". A política de drogas é igualmente central para compreender as ações do Estado e suas políticas repressivas. O livro de Maria Gorete M. de Jesus "A verdade jurídica nos processos de tráfico de drogas" contribui no sentido de descrever como a narrativa policial, num contexto de segurança pública militarizada e de guerra às drogas, torna-se a chave para o aprisionamento sistemático de pessoas pelo sistema de justiça criminal. Os três livros estão conectados em seus resultados e o debate com xs autorxs traz importantes questionamentos sobre os acontecimentos atuais.   
 
 
Livros que serão debatidos e lançados:
 
MANSO, Bruno Paes; DIAS, Camila Nunes. A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil. São Paulo: Editora Todavia SA, 2018.
 
SILVESTRE, Giane. Controle do Crime e seus Operadores: política e segurança pública em São Paulo. São Paulo: Editora Annablume, 2018.
 
JESUS, Maria Gorete M. A verdade jurídica nos processos de tráfico de drogas. Belo Horizonte: Editora D'Plácido, 2018.
 

Sem necessidade de inscrição prévia.

Imagem
Cartaz