Oficina "Pesquisando em/o movimento (transnacional)"

Corpo

Oficina "Pesquisando em/o movimento (transnacional)"

No dia 05 de dezembro de 2018, quarta-feira, teremos a Oficina "Pesquisando em/o movimento (transnacional)", idealizado pelas professoras Bianca Freire-Medeiros e Vera Telles e organizado pela professora Bianca Freire-Medeiros.

Programação:

15h: Abertura: Vera Telles (Sociologia/USP) e Bianca Freire-Medeiros (Sociologia – USP)

15h20 –17h10: Velhos desafios, novos recursos
Expositores:
Juliana Farias (Antropologia Social – PAGU/UNICAMP)
Carlos Freire (PPGS/USP)
Comentador: Lindomar Albuquerque (Sociologia – UNIFESP/Guarulhos)
Mediador:  Guilhermo Aderaldo (GEAC/USP)

17h20-19h10:  Ausências e proximidades: (auto)etnografia e pareamentos
Expositores:
Bruna Bumachar (PPGS/USP)
José Miguel Olivar (Dept. de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade/USP) Comentadora: Palloma Menezes (Ciências Sociais – UFF/Campos)
Mediadora: Ana Lídia Aguiar (PPGS/USP)

Intervalo

19h40-21h:  Roda de Conversa: Mobilidades, atritos e fricções no campo de pesquisa
                      Mediadora: Bianca Freire-Medeiros (Sociologia/USP)
                      Com os expositores, comentadores e estudantes da disciplina “Mobilidades turísticas, migração transnacional e cidade: Introdução ao giro móvel na teoria social”

Sobre: A oficina de métodos “Pesquisando em/o movimento (transnacional)” propõe-se a identificar e discutir os desafios próprios à pesquisa (sobretudo qualitativa) acerca das mobilidades (sobretudo transnacionais). Parte do programa de pesquisa “Mobilidades: conceitos, temas e métodos”, que as Professoras Vera Telles e Bianca Freire-Medeiros inauguraram este ano, e da disciplina “Mobilidades turísticas, migração transnacional e cidade: Introdução ao giro móvel na teoria social” (oferecida por Prof. Freire-Medeiros no PPGS-USP), o evento será aberto ao público e voltado especialmente para estudantes de pós-graduação.

Não é necessário inscrição prévia.

Aberto a todos os interessados.

Local: Auditório 08 do prédio de Ciências Sociais e Filosofia