AACC

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACC

Para a obtenção do diploma de Licenciatura, o aluno do curso de Ciências Sociais deve comprovar a realização de 200 horas de AACC, que se constituem em atividades de cunho geral realizadas extra-curricularmente (fora das disciplinas exigidas do curso).

Para contabilizar as 200h, o aluno deve:

• se dirigir à Secretaria do Departamento de Sociologia munido de comprovante original e respectiva cópia de cada atividade desenvolvida;

• preencher a ficha de encaminhamento fazendo breve descrição da atividade e da importância do seu conteúdo para o processo de formação para a docência;

• acompanhar a contagem das horas junto à Secretaria da Licenciatura.

Algumas AACC já estão previamente discriminadas quanto aos critérios de aceitabilidade e contabilidade de horas, porém todo comprovante deverá ser aprovado e quantificado pela Comissão Coordenadora de Curso do prédio de Ciências Sociais e Filosofia - CoC/Licenciatura.

Alguns exemplos de AACC e suas pontuações:

a) Participação em eventos pontuais, tais como palestras, conferências ou mesas redondas: serão contabilizadas as horas do evento.

b) Eventos com duração superior a 1 dia, tais como Colóquios, Congressos, Semanas de Estudo: serão contabilizadas no máximo 20h por evento. Nesse caso, se o aluno participar da organização serão acrescentadas 15h.

Nos itens a) e b), se o aluno tiver participação ativa (como palestrante, por exemplo) serão acrescidas 25h.

c) Participação em grupos de estudos (obrigatório professor coordenador): até 25h por semestre (esta atividade pode contribuir com 50h, no máximo, do total de 200h).

d) Participação em grupos de pesquisa (obrigatório professor coordenador): até 50h por semestre (esta atividade pode contribuir com 100h, no máximo, do total de 200h).

e) Realização de iniciação científica: até 50h por semestre (esta atividade pode contribuir com 100h, no máximo, de 200h).

Em relação aos itens c), d) e e) a comprovação pode ser feita por meio de carta assinada pelo professor ou departamento coordenador da atividade, em papel timbrado e com as informações básicas sobre a atividade.

f) Tradução de artigos científicos publicados – 30h por artigo (sem limite).

g) Monitoria na Universidade – até 50h por semestre (no máximo 100h do total).

h) Monitorias supervisionadas por docente – 30h por semestre (no máximo 60h do total).

i) Oficinas ou monitorias não acadêmicas: até 20h por semestre (no máximo 40h do total).

j) Publicações em revistas acadêmicas reconhecidas pela CoC – até 50h por publicação (sem limite).

k) Realização de cursos de difusão cultural – até 25h por semestre (no máximo 50h do total).

l) Participação em gestão de Centro Acadêmico – até 25h por semestre (no máximo 50h do total).

m) Cursos de formação geral ou especialização – até 50h por semestre (no máximo 100h do total).

n) Intercâmbio universitário – até 50h do total.

o) Realização de cursos de línguas: até 30h por semestre (no máximo 60h do total).

Os demais casos serão julgados, sem apelação, pela CoC, que decidirá pela aceitação e quantificação da atividade.

Não contabilizam horas de AACC:

- Cinema;

- Visitas a museus;

- Teatro;

- Shows;

- Estágios remunerados (obrigatórios ou não).

As reuniões para a atribuição das horas são realizadas sempre ao final de cada semestre e o aluno poderá verificar suas horas no resumo escolar, via Júpiter.

Atenção: Sugere-se que os alunos procurem fazer 50h de AACC por semestre a partir da matrícula na Licenciatura, entregando os certificados e comprovantes a cada final de semestre, garantindo, assim, o cumprimento das 200h no prazo ideal de 2 anos. Não se recomenda o acúmulo dessas atividades para os 2 últimos períodos do curso, uma vez que, em decorrência do número de horas, não há possibilidade de sua realização em tempo hábil.

Para baixar o formulário de encaminhamento clique no anexo abaixo e imprima-o frente e verso.

AnexoTamanho
Ficha de Encaminhamento - AACC.pdf236.17 KB