Nadya Guimarães

Formação:

- Titular (2008).

- Doutora em sociologia (1983) pela Universidad Nacional Autónoma de México;

- Pós-doutorado (1993 - 1994) no Department of Urban Studies do MIT - Massachusetts Institute of Technology.

nadya@usp.br
Telefone:
3091-3704 ramal: 205
Linhas de Pesquisa:

- Classes; conflito e movimentos sociais;
- Identidades; diferença; distinção e desigualdade.

Temas específicos:

Mercado de trabalho, trajetórias ocupacionais e identidades sócio-profissionais.
Padrões de desigualdade e mecanismos de discriminação (de gênero e étnico-racias no trabalho). Experiência subjetiva do trabalho e do desemprego.

Alguns livros:

"Trabalhos flexíveis, empregos precários?"  (Edusp, 2009, co-organizado com Helena Hirata);

"À Procura de Trabalho: instituições do mercado e redes" (Argvmentvn, CERES/Iuperj e CEM, 2009);

"Desemprego, uma construção social. São Paulo, Paris, Toquio" (Argvmentvm, PPGS/USP e CEM,  2009);

"Caminhos Cruzados: Estratégias de empresas e trajetórias de trabalhadores" (Ed. 34 e PPGS, 2004).